Juntos no combate à crise! Yunus Brasil faz doações para ajudar Negócios Sociais durante a pandemia

wef.png

O programa COVID Response Alliance for Social Entrepreneurs foi criado pela Yunus Social Business Global Initiatives, em conjunto com o Fórum Econômico Mundial, a Schwab Foundation e mais de 40 entidades globais.

A crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus acertou em cheio a saúde financeira das pequenas e médias empresas e, como não seria diferente, também  trouxe desafios inimagináveis para os negócios sociais no Brasil e no mundo.

Diante da queda nas vendas de produtos e serviços, em boa parte relacionada às medidas de isolamento social que restringem a circulação de pessoas e visam a proteção das vidas, os modelos de negócios que focam no impacto socioambiental têm sentindo uma profunda incerteza em relação aos seus mercados de atuação.

Escolas regulares e de idiomas para populações de baixa renda, cooperativas de triagem de material reciclável, eventos ligados à educação ou ao aperfeiçoamento técnico profissionalizante são apenas alguns exemplos de iniciativas que precisaram interromper suas atividades presenciais. Como consequência, veem seu faturamento cair drasticamente.

O que isso nos mostra é que um cenário como este pode ocasionar o fim de diversos negócios sociais relevantes, criados com propósito e responsáveis por impactar milhares de vidas nos últimos anos. E é por este motivo que a situação requer uma resposta de emergência para atenuar pelo menos uma parte do problema. 

15.000 Empreendedores Sociais (1).png

Para ajudá-los a lidar com esta situação, a Yunus Social Business Global Initiatives, em conjunto com o Fórum Econômico Mundial, a Schwab Foundation e mais de 40 entidades globais, criou o COVID Response Alliance for Social Entrepreneurs. Uma aliança que visa respostas em fases, que envolvem apoio financeiro e não financeiro para aliviar os efeitos da crise do COVID nos negócios sociais.

A primeira onda já começou e a Yunus Negócios Sociais Brasil realizou uma primeira fase de aporte financeiro via doação retornável, se e quando possível, a alguns dos negócios afetados pela crise. Em paralelo, nossa rede de mentores e especialistas segue oferecendo orientações legais, financeiras e de planejamento em tempos de crise para os negócios sociais apoiados pela Yunus.

O COVID Response Alliance for Social Entrepreneurs vai coordenar o apoio aos empreendedores de quatro principais maneiras:

 

  • Avaliar e destacar as necessidades nos portfólios de empresas sociais dos membros

  • Ampliar e expandir o suporte financeiro disponível sob um painel de aliança conjunta e ajudar os empreendedores sociais a arrecadar dinheiro adicional para expandir seu trabalho

  • Coordenar o apoio não financeiro  fornecido por empresas e intermediários,  como compras sociais, serviços jurídicos e suporte tecnológico

  • Avançar nos esforços conjuntos de comunicação para desenvolver políticas apropriadas e relevantes para empreendedores sociais

JUNTE-SE A NÓS!

É claro que gostaríamos de fazer muito mais e, por isso, continuamos na busca de novos caminhos para ajudar a garantir que o ecossistema continue vivo. Este é apenas um começo, mas sabemos que se todos entenderem a importância dos negócios sociais, ainda mais num cenário pós-crise, e colaborarem para apoiá-los de alguma maneira neste momento tão difícil, certamente, juntos, vamos aliviar o sofrimento e dar suporte à dignidade humana para a construção de um futuro melhor. 

A Yunus Negócios Sociais irá iniciar uma rodada de conversas com parceiros locais que queiram replicar a aliança global acima mencionada no Brasil. Se você tiver interesse em participar, entre em contato conosco pelo contato@yunusnegociossociais.com.

Elaine Coutrin