Conheça 6 empreendedoras que têm mudado o mundo com negócios sociais

Blog.JPG


A Yunus Negócios Sociais tem orgulho de apoiar empreendedoras ao redor do mundo que usam os negócios de impacto para inovar e resolver problemas sociais de maneira sustentável.

O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano foi: “Pense igual, desenvolva com inteligência, inove para a mudança”, por isso decidimos continuar a nossa celebração ao mês das mulheres e homenagear as empreendedoras com as quais trabalhamos e que atuam em prol de um mundo melhor.

Blog 2.JPG

SUMITA GHOSE

FUNDADORA E DIRETORA ADMINISTRATIVA DA RANGSUTRA, ÍNDIA

A Rangsutra é uma empresa social que busca promover o desenvolvimento socioeconômico e o crescimento inclusivo da Índia Rural. O negócio cria meios de subsistência sustentáveis para artesãos, aproveitando as habilidades tradicionais que eles já possuem. O que torna a Rangsutra única é que a empresa emprega 2.500 artesãos rurais. A organização celebra o Dia Internacional da Mulher todos os dias, já que 70% de seus artesãos são mulheres.

A empresa baseia-se em habilidades artesanais tradicionais como bordados à mão, apliques, tie-dye (técnica de tingimento de tecidos), tecelagem de tear manual, artesanato em couro, jóias de prata e miçangas. Sumita acredita que as pessoas estão interessadas em conhecer a história por trás de suas roupas e a filosofia da Rangsutra é: "Respeito por todos - o produtor, o acionista e o cliente".

Saiba mais sobre o trabalho da Sumita.

Blog 3.JPG

DANIELLE BRANTS

FUNDADORA E CEO DA GUTEN NEWS, BRASIL

Depois de 8 anos trabalhando nos mercados financeiros, Danielle sabia que queria fazer uma mudança. Ela identificou que cerca de 70% dos alunos brasileiros do 9º ano não atingiam um nível de referência em seus testes de alfabetização. Com uma população na qual quase 29% das pessoas podem ser consideradas analfabetas funcionais, algo precisava ser feito. Danielle fundou a plataforma on-line Guten News, fornecendo conteúdo e atividades para os alunos melhorarem sua leitura e compreensão.

A plataforma permite que os professores monitorem o envolvimento e o desempenho dos alunos para melhorar a alfabetização nas escolas. O Guten entende que, desde cedo, é necessário estimular e oferecer conteúdo criativo, relevante e personalizado. Eles trabalham no cruzamento de conteúdo, tecnologia e pedagogia. Isto é, pensando na experiência de aprendizagem como um todo. Sua missão é impactar a vida dos jovens brasileiros, transformar a maneira de ver o mundo e ampliar seus horizontes. Atualmente o Guten já atinge escolas em todo o Brasil, tendo impactado mais de 55.000 alunos de todos os perfis e origens socioeconômicas.

Saiba mais sobre o trabalho da Guten News.

Blog 4.JPG

GEYSA BORINI RODRIGUES E MARINA MOREIRA ANDRADE

FUNDADORAS DA ASSOBIO, BRASIL

Geysa e Marina se propuseram a mudar o mundo preservando as florestas brasileiras para as futuras gerações. Nosso país perdeu aproximadamente 85 milhões de hectares de floresta nativa devido ao desmatamento. Seu negócio social, a Assobio, replanta florestas nativas para regenerar o ambiente natural, trabalhando em conjunto com a comunidade local. A Assobio replanta em áreas florestais, mantendo as mudas nativas, além de fornecer serviços de monitoramento florestal e a criação de reservas privadas. Até agora elas preservaram mais de 200.000 hectares de floresta.

Saiba mais sobre a Assobio no nosso portfólio.

Blog 5.JPG

MEGHA AGGARWAL

CO-FUNDADORA E CEO DA LEAP SKILLS, ÍNDIA

Depois de deixar o emprego em um banco de investimento em Nova York, Megha voltou para a Índia para trabalhar como pesquisadora no setor de educação. Ela observou em primeira mão a apatia de professores em faculdades do governo na Índia Rural com relação aos estudantes e suas aspirações. Megha acredita que o sucesso não deve ser uma função de onde você nasceu, mas sim de audácia e determinação. Esses fatores a motivaram a criar a Leap Skills.

A Leap Skills, criada em 2013, é uma empresa social voltada para o desenvolvimento de habilidades, que visa reduzir a lacuna entre candidatos a emprego e vagas disponíveis no mercado, além de possibilitar o acesso à essas oportunidades. O 'Propeller', seu programa recentemente lançado, viabiliza um aprendizado misto para promover habilidades de comunicação e comportamento para o emprego. O negócio social recebeu o Prêmio de Inovação Inclusiva do MIT em 2017.

Ao todo, a Leap treinou mais de 35.000 estudantes em toda a Índia e está empenhada em desafiar o dilema de desenvolvimento de habilidades que a Índia enfrenta.

Blog 6.JPG

SASKIA BRUYSTEN

CO-FUNDADORA E CEO DA YUNUS SOCIAL BUSINESS, ALEMANHA

Temos orgulho em afirmar que grande parte da equipe de liderança do nosso time Global é formada por mulheres e, como não poderia ser diferente, somos dirigidos por nossa CEO, Saskia Bruysten. Líder no movimento de negócios sociais, Saskia co-fundou a Yunus Social Business (YSB) junto com o ganhador do Prêmio Nobel da Paz Prof. Muhammad Yunus e a empreendedora Sophie Eisenmann.

A Yunus Social Business opera um 'Philanthropic Venture Fund' que transforma donativos em investimentos em negócios sociais sustentáveis que proporcionam emprego, educação, cuidados com a saúde, água e energia limpas a mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Sob a liderança de Saskia, a Yunus Social Business também tem trabalhado com mais de 20 corporações globais para ajudá-las a usar suas principais competências para lidar com problemas sociais, inclusive no Brasil. A Yunus Negócios Sociais, braço brasileiro do time global, tem fomentado o empreendedorismo de impacto em terras brasileiras desde 2013.